sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Motivar e mais importante que disciplinar ? Prontos a qualquer hora para o Pipeline


Adoro supresas, desde de que eu esteja avisado...

Procurando na internet sobre o tema, encontrei, no blog do amigo Leo Babauta do blog Zen Habits, duas regras importantíssimas para levar em conta na hora de motivar-se, são elas: fazer aquilo que se gosta e utilizar-se de pressão externa e positiva. Podem parecer coisas bobas, mas Leo deu um exemplo muito bacana sobre o tema quando citou os soldados do exército que levantam-se muito cedo, fazem suas camas, fazem exercícios, depois trabalham e fazem mais exercícios sem parar ou esmorecer. Fazem o que gostam e ainda têm uma pressão externa fortíssima para cumprir seus exercícios diários, suas disciplinas e obterem a aprovação de si mesmo e do próprio grupo.

DUAS REGRAS PARA MOTIVAR-SE

REGRA 1: FAZER AQUILO QUE GOSTA
Muitos pensam que isso não passa de uma utopia, mas se percebermos ao nosso redor, existem muitas pessoas que passam todos os dias das suas vidas fazendo apenas aquilo que amam. Seja no mundo da televisão ou do cinema ou até mesmo no mundo dos artistas e outros profissionais liberais, a realidade é que eles conseguem se manter financeiramente em atividades profissionais onde são apaixonados. Parece que nós, o pessoal dos cubículos, é que não consegue discernir em qual posição do picadeiro iremos atuar e é justamente isto que nos frusta e que nos “motiva” a não termos foco e não atingirmos os nossos objetivos.

REGRA 2: PRESSÃO EXTERNA POSITIVA
O tempo todo somos impulsionados a fazer algo porque precisamos de dinheiro ou até mesmo de um simples status social, então porque não procurar motivos externos para nos pressionar a fazer aquilo que amamos? Quando queremos nos casar, comunicamos publicamente a nossa decisão e por causa dessa pressão externa às vezes nos casamos a contra-gosto só para não ter que voltar atrás com a nossa palavra. E é exatamente isto que eu lhe sugiro: que assuma um compromisso consigo mesmo, mas também com aqueles que o cercam. É muito melhor fixar na parede um mural com as suas metas e deixar que todos as vejam para que você sinta vergonha se não cumpri-las.

Trazendo para nossa realidade;

Se você não gosta do que faz sempre esta em tempo em colocar este desafio a você. Mas lembre-se que é uma utopia estarmos tempo integral fazendo somente aquilo que amamos fazer.
Comprometa-se sozinho ou em dupla, em assumir um compromisso de crescimento mútuo. Se quiser tornar o compromisso maior ainda, comunique isso para nós sua equipe, amigos, familiares e parceiros de relacionamento das suas decisões e das suas metas e parta para o ataque! É a sua vida que está em jogo e não a minha! Já disse isso várias vezes aqui e insisto em continuar falando que todos os seres humanos têm o dever de serem totalmente responsáveis pelas suas vidas. Isto é a pura verdade. Isso é pressionar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário